O Geoprocessamento, como o próprio nome se refere, define-se pelo processamento de dados e informações referenciadas geograficamente (georreferenciados) voltados a um objetivo específico, sob escalas espaciais e temporais. Estes dados e informações são dispostos de forma espacial e podem ser trabalhados para utilização em diversas áreas como a medicina, cartografia, engenharias e outras. As atividades envolvendo o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos mais comumente chamados de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Os SIG são um conjunto de tecnologias ou sistemas voltados para o tratamento de dados gráficos e não gráficos (alfanuméricos) e das informações coletadas em campo, que são necessárias para o geoprocessamento. O geoprocessamento pode ter ênfase principalmente em análises espaciais, modelagens de cenários, dentre outros objetivos. As etapas de tratamento e processamento dos dados vão desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, etc; devendo prever recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.

O objetivo principal da linha de pesquisa aqui tratada é a utilização do geoprocessamento voltado ao planejamento e o gerenciamento de recursos hídricos. Para isso, é formada uma base de informações espaciais integradas provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes de drenagem, modelos numéricos de terreno, e o que mais for necessário para o objeto em estudo. Essas informações são combinadas por meio de algoritmos de manipulação e análise para consultar, recuperar e visualizar o conteúdo da base de dados e gerar mapas que podem auxiliar na tomada de decisão por parte de órgãos públicos e abrir caminhos para novas pesquisas. Dessa forma, desenvolve-se uma linha de conhecimento sobre as metodologias que podem ser utilizadas como, por exemplo, modelos criados, calibrados e validados que serão aproveitados em outras regiões e/ou melhorados e adaptados a outros objetos de estudo.